Projeto Ubuntu




A palavra Ubuntu, de origem xhosa, significa "Eu sou o que sou por causa do que nós todos somos". É uma filosofia africana que promove o bem comum da sociedade e inclui a humanidade como parte do crescimento do ser humano. O Ubuntu é, pois, a essência do ser humano, segundo a qual "não podemos existir como seres humanos se vivermos em isolamento; estamos todos ligados e o que fazemos afeta o mundo inteiro".
 
Foi, assim, com base nesse maravilhoso conceito que nasceu o Projeto Ubuntu - esta escola também é tua! que consistia na reabilitação/expansão da Escola Comunitária Polana Caniço B, inserido no trabalho de investigação da tese de Mestrado da Arquiteta Soraia Fernandes, da Universidade de Coimbra.A ideia era, pois, projectar com os utilizadores da escola e pessoas do bairro a reabilitação e expansão da mesma, envolvendo-os depois nas diferentes etapas da construção, para que sentissem como seu aquele espaço.
 

De forma a apoiar os custos a ter com o projeto, criou-se, uma campanha de angariação de fundos que permitisse envolver todos os atores na sua concretização: doadores cá, construtores lá, todos se uniriam num esforço comum, para que todos pudessem sentir a reconstrução da escola como um verdadeiro projeto comunitário, e pudessem dizer "esta escola também é minha!"
 
Porque, quando praticamos o bem, isso espalha-se por toda a humanidade...


 
 
características do bairro. localizado no distrito municipal de KaMaxaquene, antigo nº 3, 12 km2, 222 756 habitantes (segundo Censo de 2007). bairro suburbano de Maputo, correntemente chamado de caniço, é dos mais populosos e mais pobres da capital. A população do Bairro ronda os 35 400 habitantes.

objectivos principais. fazer da Escola Comunitária uma construção mais definitiva, sem custos de manutenção; wpermitir que mais pessoas do Bairro Polana Caniço B utilizem este equipamento, pois através da sua expansão, mais cursos poderão ser leccionados, logo mais alunos esta escola poderá suportar; wensinar, através dos workshops, novas técnicas construtivas, o que permitirá às pessoas envolvidas na construção, mais tarde, ganharem dinheiro noutras obras, aplicando estes conhecimentos; wser reconhecido pela comunidade como um espaço construído com o seu esforço; wser identificado como um lugar para as crianças sonharem, um sítio onde a comunidade possa ter vontade de estudar, de aprender mais, através do conforto transmitido pelo edifício; wcooperar para o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e económico do Bairro Polana Caniço B.
 
resultados esperados. mais pessoas a frequentarem o ensino básico; maior conhecimento de técnicas construtivas; wmaior autoestima da população e identidade com a obra, por ter conseguido projectar e construir um espaço para a comunidade; wmelhoramento da qualidade de vida dos moradores do bairro; wcapacitação das pessoas do bairro, através das ferramentas de trabalho adquiridas ao longo do projecto e obra da reabilitação da Escola.
 
metodologia. entrevistas com os moradores, levantamento do tipo de materiais locais existentes, projecto em colaboração com as pessoas do bairro, elaboração de maquetes, workshops de técnicas construtivas, testes com os materiais, início da obra.
 
 

vantagens. a opinião das pessoas que vão utilizar o equipamento é muito importante, para que depois a infraestrutura realmente funcione da maneira que foi pensada; a população dá mais valor àquilo que é feito pelas próprias mãos, para além de ganharem também mais autoestima e se sentirem capacitadas por terem mais ferramentas de trabalho e por isso permitir um meio de subsistência/trabalho/emprego.




 
 
 

referências de casos de sucesso. Meti-handmade School, Rudrapur, Bangladesh, 2004, arquitecta Anna Heringer; Quinta Monroy Housing, Iquique, Chile, 2003, Elemental Arquitectura; Primary School, Gando, Burkina Faso, 1999, arquitecto Diébedo Francis Kéré.




Conheça os Padrinhos do Projecto Ubuntu!

O projeto de reabilitação/construção da Escola Polana Caniço B recebeu um donativo da empresa indiana Jindal Africa, para a aquisição de material. Este apoio foi fundamental para dar início ao projecto: planear, projetar, construir os blocos...

 
 

A seguir, uma onda de solidariedade trouxe o apoio de vários padrinhos que, no verdadeiro espírito Ubuntu de partilha e comunidade, ajudaram este processo a chegar a bom porto!


Albano dos Santos Alexandre ◊ Alcateia 6 / Agrupamento 309 - Ceira ◊ Alexandra Amaral ◊ Ângela Carvalho ◊ Cláudia Sousa ◊ Cristian Fini ◊ Filipa Roque Oliveira ◊ Iolanda Fernandes ◊ Joana Santos Ferreira ◊ João dos Santos Alexandre ◊ João Verónio de Sousa ◊ José Manuel Fernandes ◊ Jessica Sousa ◊ Laurinda Santos ◊ Luisa Maló ◊ Maria Adelaide Sousa Fernandes ◊ Maria do Carmo Pereira ◊  Marisa Mauri ◊ Patrick Mauri ◊ Rita Amado Padinha ◊ Rui de Sousa ◊ Sofia Esteves

A todos os Padrinhos e Madrinhas que generosamente contribuiram para o Projeto Ubuntu, o nosso mais sincero agradecimento!

 Muito obrigada/ Kanimambo!













 
 
 




Sem comentários: